Molho de tomate – fácil e gostoso

Se você é daqueles que acha que macarrão engorda, saiba que isto não é totalmente verdade. Já ouvi várias pessoas gabaritadas dizerem que o principal problema neste tipo de refeição é o molho, não a massa em si. Assim, se você se preocupa com a quantidade de calorias da refeição mas não dispensa uma boa pasta, este é seu molho.

Reservo para mim o mérito da ‘descoberta’ deste molho. Eu meio que desenvolvi o método de fazê-lo por conta própria, embora não deva ser muito diferente das outras receitas que você pode encontrar na web. Estava fazendo uma carne de panela* com tomates e cebola, na panela de pressão, e ao fim do processo vi que tinha um molho gostoso que ia muito bem com macarrão. Melhor ainda, era parecidíssimo com aqueles molhos básicos, mas deliciosos, feitos só com tomate. Eu sempre quis saber fazer um molho assim, então fiz uns testes e cheguei nesta receita. Assim, diferente da maior parte das receitas que publico aqui no Cozinha, esta não é um antigo segredo de família (até agora, quem sabe meus netos não pensem que é?).

* Não tenho a receita da carne de panela que fiz aquele dia, foi meio de cabeça, mas você pode experimentar esta de carne de panela com cebola.

Aliás, feliz é você que está vendo esta versão da receita, por que ela foi revista e ampliada. Recentemente aperfeiçoei este molho, que agora fica ainda mais gostoso, embora tome mais tempo.

Ele é muito simples. Aliás, deve ser a segunda receita mais simples que já publiquei, perdendo só para o patê de queijo.

RECEITA DE MOLHO DE TOMATE

É essencial:

  • Tomates. Ele são os heróis aqui. Uma meia dúzia está bom para uma refeição de uma pessoa. Use os do tipo holandês, que são os melhores. Os italianos também são ótimos para molho. É muito importante que estejam bem maduros, podem estar até molinhos, só tenha cuidado para não estarem estragados. Os mais verdolengos deixe para a salada, eles não se sentirão desprezados.
  • Um bom azeite. Coloque um pouco só, para dar sabor.
  • Sal a gosto.
  • 300 ml de água, para a versão do diretor, estendida e sem cortes.

Fica a seu critério:

  • Cebola e alho a gosto. Eu coloquei meia cebola e uns três dentes de alho, para esta quantidade de tomates.
  • Pimenta a gosto. Gosto muito da dedo-de-moça e acho que combina, mas não é todo mundo que gosta.
  • Manjericão. Eu uso umas 4 folhinhas do fresco. Com esta maravilha aqui, você pode chamar seu molho de ‘basílico’, o que é muito mais chique. Coloque no final do cozimento ou perderá o sabor.

Quase todos os ingredientes são ‘a gosto’, mas é isso mesmo. O importante nesta receita, veja você, são os tomates. Olhe os que eu escolhi.

Tomates holandeses

Os tomates holandeses são os que mais tem ‘cara de tomate.’

E como faz? Picar os ingredientes é sempre um bom começo. Os tomates em cubos pequenos, a cebola como se fosse para arroz, o alho pode ser bem pequeno ou em rodelas, depende de quanto você gosta de alho. Menor vai deixar o sabor mais uniforme, maior vai deixar pedaços gostosos de alho no molho.

Tomate, cebola, pimenta e alho.

Tomate, cebola, pimenta e alho. Para quê mais?

Refogue brevemente a cebola no azeite. Não precisa muito tempo, cuidado para não deixar queimar. Aí junte todos os outros ingredientes (menos o manjericão, se for usar, e não esqueça o sal) e tampe. Coloque em fogo médio-baixo (200º) e deixe por uns 20 minutos, mexendo de vez em quando. Esta é a versão rápida.

Outra opção é adicionar água (300 ml para esta quantidade de tomates) e cozinhar BEM mais. Tipo uma hora, uma hora e meia. Deixe em fogo baixo e vez por outra, a cada 10 minutos, mais ou menos, venha mexer e ver se não está secando demais, você vai saber, e se estiver adicione água aos poucos. Não pode ficar aguado, então, se estiver, deixe mais tempo para secar, com a tampa aberta. Vai levar muito mais tempo, claro, mas ficará muito mais saboroso. Se tiver tempo, prefira esta versão, vale a pena

É isso! Está pronto. Fica muito bom servido na hora, mas também pode ser congelado e servido posteriormente. Está de dieta? Coma macarrão integral com este molho misturado com queijo minas cortado em tiras, tudo servido logo que ficar pronto. O queijo derrete e o prato fica uma delícia.

P.S: Editei esta receita adicionando detalhes.

4 pensamentos sobre “Molho de tomate – fácil e gostoso

  1. Pingback: Pizza! Forno e brasa. | Cozinha de casa

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s