Geléia de Morangos

Moro perto do Ceasa, o que me dá a possibilidade de comprar frutas e verduras excelentes, fresquíssimos, a preços bem interessantes. Para quem pode, recomendo fortemente que faça compras por lá. As feiras para o público acontecem aos sábados até 12h30, domingos até 13h30 e às quartas até às 20h. Aqui segue o link para o site oficial: http://www.ceagesp.gov.br.

Este final de semana estive por lá, como faço com frequência, e comprei uma caixa de morangos já com a intenção de fazer geléia. Sou do tempo em que frutas tinham época (sei que faz tempo…) e, na verdade, ainda acredito nisso, ainda que os produtores e os mercados tentem romper com este paradigma. Bom, o fato é que no fim do ano os morangos são mais baratos e mais suculentos, perfeitos para geléia. Vamos então à receita.

RECEITA DE GELÉIA DE MORANGO

  • 1 caixinha de morangos (aproximadamente 200g)
  • o mesmo volume de açúcar

É só isto mesmo. Quem acompanha meu blog já deve ter percebido que não sou de inventar muito, acho que as receitas simples são melhores, não só por serem, bem, simples, mas também porque acredito que quando se coloca só os ingredientes essenciais sente-se melhor o sabor de cada um deles.

O método de preparo também é muito fácil. Lave os morangos e tire as folhas e as partezinhas ruins.

Morangos
Morangos preparados para virar geléia

Depois esmague-os com um garfo. “Ah, não é melhor bater no liquidificador?” Eu, particularmente, não acho. Esmagados eles deixam pedaços de vários tamanhos, que ficam uma delícia na geléia. Se você gosta mais de geléias mais ‘uniformes’, bata-os. O importante é que com eles inteiros não vai virar geléia, vai virar compota, na melhor das hipóteses (que não é uma hipótese ruim, diga-se…)

Coloque os morangos esmagados numa panela e adicione mais ou menos o mesmo volume de açúcar. Exemplo para os que acharam ‘complicado’: se deu um prato raso de morangos, coloque um prato raso de açúcar. Aqui, como em outras receitas que já publiquei neste blog, um toque pessoal é mais importante que a metodologia culinária propriamente dita. Regule o açúcar a seu gosto! Eu gosto da geléia mais azedinha, então ponho uma quantidade de açúcar um pouco menor que a de morangos. Se você gosta mais doce, ponha mais açúcar. Fácil assim!

Bom, depois de colocados os ingredientes, cozinhe em fogo baixo por uns 15 minutos, mexendo sem parar. Veja uma foto:

Geléia de morangos em preparo

Geléia de morangos em preparo

Forma um pouco de espuma mesmo, é normal. Ao mexer, você vai notar a mudança na textura. A geléia fica um tanto caramelizada, meio puxenta. A cor é muito bonita, um vermelho bem vivo. Você deve tirar enquanto ela ainda está um pouco líquida, porque vai engrossar quando esfriar.

E depois? Depois nada! Sua geléia está pronta. Aí é só guardar na geladeira. Dura bastante tempo, embora eu não saiba exatamente quanto, porque aqui em casa sempre acaba. Eu guardei a minha num pote de geléia que tinha aqui em casa. Se tivesse um rótulo, aposto que poderia vender de novo e a marca original ainda ia ficar perdendo!!

Olha só:

Geléia de morangos pronta!

Geléia de morangos pronta!

Nunca fiz esta receita com outra fruta que não fosse morango, então não sei se ficaria bom. Provavelmente com goiaba daria certo se se coar a polpa. Se alguém experimentar e me mandar o resultado, eu posto na área de comentários. =)

7 pensamentos sobre “Geléia de Morangos

  1. Adorei suas receitas! Vi a receita de geléia de morango, e me lembrei de uma receita com morangos que vc pode fazer, tanto com açucar como tb adoçante e fica ótimo para acompanhar sorvetes, cheesecakes, panquecas……Segue a receita: Em um pirex alto coloque os morangos lavados, sem as folhas. Cubra com o açucar (ou adoçante), envolva-os com as mãos para que fique bem cobertos. A quantidade de açucar é de acordo com a quantidade de morangos, o truque é que eles fiquem bem cobertos. Ponha no microondas na potencia alta, deixe por 5 minutos. Veja se o açucar dissolveu, Os morangos ficam inteiros. Deixe esfriar e coloque na geladeira.

  2. Procurando produtos árabes, achei seu blog!
    Pronto, me apaixonei…
    Cai na página da receita de Homus, que eu amo!
    Tô vasculhando todas agora!
    Parabéns pelo blog

  3. Homem, ofereço casa, comida e roupa lavada!!!

    Adoro suas receitas e estou para escrever há um tempão. Volta e meia entro aqui.

    Fiz uma vez o hamburgue, tipo kafta, ficou bonzaço, eu não tinha sopa/creme de cebola e tb não estava afim de compra um pacotinho. Ficou cruel de tão bom!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s