Hamburguer caseiro

 

Eu gosto muito de hambúrgueres. Tenho o hábito de experimentar os lanches das hamburguerias mais tradicionais de São Paulo, para ver qual é o melhor (por hora o meu preferido é o do Rockets). Mas também tenho vontade de comer estes lanches em casa, já que é muito fácil e muito saboroso.

Agora, falando sério, até hoje não encontrei uma marca de hambúrgueres congelados no supermercado que me satisfizesse. Acho que são todos uma porcaria, com graus diferentes de porcariância, ok, mas nenhum supera um hambúrguer feito em casa. Já disse aos leitores que não sou daqueles que acham que tudo feito em casa é melhor, mas no caso dos hambúrgueres, é sim.

E não é só por causa do sabor. Hambúrgueres são facílimos de fazer, baratíssimos e duram muito quando congelados. Veja abaixo a receita.

 

RECEITA DE HAMBÚRGUER CASEIRO

  • 250 gramas de patinho moído
  • sal e pimenta a gosto

Sim, os ingredientes são só estes. Como a kafta. Se preferir, pode adicionar outros temperos, como alho picadinho ou cebolinha, mas o original mesmo é com sal. Para mim, hambúrguer é como um churrasco de carne moída, e tempero de churrasco, pelo menos para mim, é só sal grosso.

Bom, este post tem uma vantagem. Como fiz hambúrgueres recentemente, aproveitei para tirar umas fotos, que vou coloca ao longo do post.

O primeiro passo é misturar bem os temperos com a carne. Coloque tudo numa bacia e mexa bastante com a mão mesmo, como se fosse uma massa. O objetivo é fazer com que a carne fique temperada por igual e também fazer com que dê liga, para o hambúrguer manter o formato.

 

Carne com os temperos

Carne com os temperos

Mexa bem para misturar os temperos e dar liga

Mexa bem para misturar os temperos e dar liga

 

Depois é só dar o formato. Faça uma bolinha de carne na mão e a achate para ficar como um disco. É melhor que a espessura fique igual no hambúrguer todo, mas não é imprescindível.

 

Faça uma bolinha com a carne

Faça uma bolinha com a carne

O formato fica mais ou menos assim.

O formato fica mais ou menos assim.

 

Aí é só fritar ou grelhar. Eu gosto muito grelhado, é mais saudável, mas frito fica ainda mais saboroso, tenho que admitir.

 

Hambúrgueres grelhados são saborosos e saudáveis. O da esquerda está cru (se alguém não tiver percebido).

Hambúrgueres grelhados são saborosos e saudáveis. O da direita está cru (se alguém não tiver percebido).

 

Pronto, aí está. Agora é só aproveitar. Ah, uma opção ótima é incluir cebolinha. Coloque bastante cebolinha e misture junto com a carne. Fica uma delícia.

 

Hambúrgueres prontos. O de baixo tem cebolinha, fica uma delícia!

Hambúrgueres prontos. O de baixo tem cebolinha, fica uma delícia!

About these ads

27 comentários sobre “Hamburguer caseiro

  1. Eu tava há umas 2 horas aqui caçando alguma receita de hamburguer que me parecesse confiável, até que encontrei essa! Adoro receitas simples e que funcionam, porque aí da pra incrementar do jeito que preferir!
    Valeu!

  2. Olá Marlo! Fiz hoje para o almoço, ficou uma delícia! Acrescentei a sua receita salsinha e alho poró bem picadinhos, ficou ótimo! Bjs e obrigada

  3. ótima dica. Como moro no inteiror aqui não existe “hamburguerias” e nem lanchonetes que fazem seu próprio hamburger,o usado é aquele do mercado mesmo, o mais barato e nojento possível. Quando você come alguma coisa nota-se do que o produto é feito e aqueles não são feitos só de carne (fato).
    Obrigada pela ótima dica.
    Amanda

  4. uma boa dica, é fazer a receita como de costume, cortar o “bico” da garrafa pet e colocar tudo dentro, deixe congelar, e depois corte na espessura desejada !

    bom apetite!

  5. RECEITA DO HAMBURGUER da mãe do Marlo

    250 gr de pernil de porco (magro)
    250 gr de acem moído (magro, peça ao açougueiro para limpar bem)
    sal a gosto
    alho (pouco, um dentinho apenas, pois costuma dar mmmmmmmmuito sabor, daí fica ruim)
    Modo de fazer:
    Ao chegar ao açougue para comprar carne peça os dois tipos de carne já moídas, para tanto é necessário primeiro moer a de porco, pois, geralmente, não gostam de fazê-lo por deixar resíduos na máquina, em seguida moer a carne bovina.
    Em uma vasilha misturar todos os ingredientes. Colocar na forma abaixo descrita, leve para congelar. Cada vez que for fazer basta empurrar o bloco de carne e cortar na espessura que desejar. Pode também fazer várias formas e deixá-las congelando (para emergências é ótimo)
    OBS: FORMA PARA HAMBURGUER: vc poderá fazer um embalagem para que os hamburgueres fiquem o mais parecido com os originais, para tanto, vá até uma casa de produtos hidráulicos e veja a possibilidade de compar 20 cm de cano de PVC/ 100, dá uma ótima forma.

    BOM APETITE!

    • Parabéns pela receita. Aqui em casa tenho om batalhão de jovens, entre filhos e suas namoradas, e jovens gostam de hamburgeres, sendo assim, vivo procurando receitas caseiras delicosas para agradá-los. Já coloquei nos meus favoritos. Muito obrigada.
      Um super beijo
      Lúcia

  6. ola madalena poderia me passar receita completa deste hamburguer com carne de porco e de boi adoro hamburguer e estou atraz de uma receita deste tipo fico no aguardo obrigado

  7. Querido Marlo, só para completar sua receita de hamburguer, o que eu fazia em casa: 250 g de patinho e 250g de pernil de porco. Para que o açougueiro não crie caso na hora de moer a carne de porco, peça-lhe para fazê-lo antes e depois moer o patinho, vão misturar mesmo. Fica muito, mas, muito bom! Beijos.

    • Esta é a receita original da Dona Madalena (dito pela própria). Vou até editar depois o post para incluí-la.

      Fica realmente muito bom!

      Marlo

  8. Marlo,

    Fiz o hamburguer ontém, ficou muito bom além de ser muito fácil de fazer…
    Minha próxima aventura será a o bolo de pão de queijo e depois a casquinha de siri da Lúcia…
    Muito bom o seu Blog, tem umas receitas muito bacanas.

    Abraço

  9. Humm!! parece muito bom…é a receita que a mamãe fazia?
    Ah!! Precebi que as receitas árabes são muito apreciadas no seu blog, coloca a receita de charutinho, as pessoas gostam bastante e é relativamente fácil de fazer.
    Bjs,

    • Se alguém ler os comentários, saiba que Márcia é minha irmã! A receita de charuto que vou postar aqui no blog aprendi com ela.

      Má, não é a receita da mamãe, não. Ela usava carne de porco também. Vou ver se pego a dela para postar aqui.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s