Casquinha de Siri

Olá de novo! A Lucya me passou esta receita de casquinha de siri, testada e aprovada pela família dela. Como é muito caprichosa, tirou até uma foto do prato (também para provar que foi ela que fez). Eu não provei, mas a aparência está ótima. Além disto, quem provou o Biscoito de Natal pode atestar a qualidade das receitas dela.

RECEITA DE CASQUINHA DE SIRI DA LUCYA

Casquinha de Siri

  • 1 kilo de carne de siri (desfiada – pode ser congelada)
  • suco de 2 limões
  • 1 cebola picada
  • 1 tomate sem sementes, picado
  • +- 6 dentes de alho, picados (ponha mais ou menos conforme seu gosto)
  • azeite de dendê a gosto (ela pôs um vidro pequeno inteiro)
  • salsinha picada (a gosto, ela colocou umas 3 colheres)
  • pimenta a gosto (ela usou uma colher de café de tabasco)
  • um sachê de catupiry (250 g)
  • 3 colheres de queijo parmesão ralado
  • 1 vidro pequeno de leite de coco
  • 1 pão de forma, sem a casca (você pode tirar ou comprar já sem, a seu critério)

Descongele a carne de siri, se necessário, e tempere-a com o suco dos limões. Reserve. Misture o pão de forma com o leite de coco e mexa até formar uma papinha. Reserve também.

Numa panela coloque a cebola para fritar um pouco no azeite de dendê, até que ela fique douradinha (não deixe demais ou queima), depois acrescente o alho. Não coloque o alho junto com a cebola no começo ou o alho queima, porque ele frita mais rápido. Sinta o cheiro, é delicioso!

Junte na panela a carne de siri, o tomate, a papinha de pão e mexa bem. Deixe refogar por um tempo, uns 5 minutos. Tempere com sal a gosto, a pimenta e a salsinha. Para estes não tem muito como dar indicações, vá colocando de pouco em pouco e experimentando. Naturalmente, se você não gosta de pimenta (ou é alérgico, sei lá), não coloque. É você que vai comer, afinal. Eu, particularmente, gosto muito de pimenta e recomendo. A minha favorita é a dedo-de-moça.

Retire do fogo e despeje a mistura numa forma refratária, ou assadeira, ou vieiras (aquelas conchinhas de colocar casquinha de siri). Cubra então com uma camada generosa de catupiry e depois polvilhe com o queijo ralado. Leve ao forno só para dar uma gratinada e pronto!! Aí está sua casquinha de siry!

8 pensamentos sobre “Casquinha de Siri

  1. Muito bom este prato , comi esta semana na praia da vila em saquarema , inclusive indico paara quem for em saqua , mao deixe de provar a casquinha. Que que e vendida na rua enfrente o acougue do porulito,. Show de bola. 18,00. Reais 6. Unidades.

  2. Adorei entrar no site de vocês. Gostaria de receber receitas com camarão, pratos simples, mas deliciosos. Minha mulher ama camarão, e nos moramos na religão dos lagos, em Saquarema.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s