Parfait de Morango – melhor que sorvete

Há já algum tempo que prometi esta receita, mas aí vieram as minhas férias e mais um monte de coisas que me impediram. De qualquer forma, estou retomando agora e vou já recomeçar pondo mais uma receita bem gostosa e fácil da Symone.

Esta sobremesa eu preparei para a festa deste último reveillon (2007/08) e achei o máximo. É realmente muito fácil, requer poucos ingredientes e fica uma delícia! Trata-se de um creme gelado muito parecido com sorvete, mas mais gostoso.

RECEITA DE PARFAIT DE MORANGO

  • 2 claras de ovos
  • 2 xícaras de açúcar
  • 1 caixa de morangos (triturados ou picados)
  • 1 colher de sopa de limão espremido
  • 1 lata de creme de leite

Bata as claras em neve (eu já postei o método). Depois, com a batedeira ligada, vá misturando o açúcar aos poucos. Em seguida junte, também aos poucos, os morangos e o limão. Continue batendo por mais 15-20 minutos. Se sua batedeira for do tipo planetária, que gira sozinha o recipiente com os ingredientes, pode sair para tomar um café ou fazer umas palavras cruzadas. Caso contrário, má notícia, você vai mesmo ter que ficar girando manualmente para uniformizar. Eu já fiz dos dois jeitos.

Eu fiquei impressionado com o crescimento de volume da massa. Quando se coloca os ovos e depois o açúcar, você pode ficar com a impressão que dará pouco Parfait, mas espere até o final para decidir. Você pode se surpreender.

Depois destes 20 minutos, desligue a batedeira e, com um fouer(*) ou uma colher misture bem o creme de leite. O ideal é que se separe o creme do soro. Fica muito mais fácil se você tiver colocado a lata no congelador por uns 20 minutos. Oh, que coincidência! Sim, você pode por a lata no congelador quando começar a bater e tirá-la ao final. Abra por baixo e jogue fora o soro.

Misturado o creme de leite, está pronto! É só levar ao congelador ou freezer. Fica perfeito se deixado de um dia para outro.

Ah, esta sobremesa dura muuuito tempo. No congelador pode ficar por mais de um mês sem problemas. Não estraga nem perde o sabor.

Você pode querer trocar os morangos por outra fruta. Funciona sem problemas. Eu já fiz com morangos e com amoras, ambos ficaram bons (mas morango ficou melhor). Desde então estou pensando em fazer com chocolate, que acho que vai dar certo, mas ainda não tentei. Se alguém fizer e quiser comentar sobre o resultado, fique à vontade!

(*) p.s.: eu queria explicar o que é um fouer, mas não me ocorre como. Então resolvi por uma foto. Vejam abaixo:

fouer

23 pensamentos sobre “Parfait de Morango – melhor que sorvete

    • Oi Wal,

      que bom que gostou. Infelizmente não sei como preparar com chocolate, ainda. Vou tentar descobrir e, descobrindo, posto aqui no blog.

      Obrigado pela visita!

  1. Pra mim ficou uma dúvida: levar ao freezer como? Que tipo de recipiente? Desculpe essa pergunta cretina, mas estou com a massa pronta e não sei onde por…. [rs rs rs] Vou colocar numa dessas vasilhas de sorvete que tenho aqui, mas não sei se é o certo. De qualquer forma, achei a receita super fácil e ficou bem saboroso. Obrigado!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s