Receitas para o Natal: Biscoito de Castanha da Lucya

Hoje uma amiga do meu trabalho (sim, a Lucya), trouxe uns biscoitinhos que ela fez conforme uma receita da mãe dela. Pensei “biscoito feito em casa, ainda mais com receita de mãe, não pode ser ruim.” Fato. É muito bom! Aproveito para iniciar a categoria ‘natal’ onde procurarei postar as receitas típicas da época (não tenho muitas, mas colocarei as que tiver).

Ela me autorizou a postar a receita, desde que com o devido crédito. Aí está, Lucya! Imortalizado seu biscoito, que graças ao cozinha de casa para sempre será chamado de Biscoitinho Natalino de Castanha da Lucya.

RECEITA DE BISCOITO NATALINO DE CASTANHA DA LUCYA

  • 250g de margarina gelada
  • 250g de farinha de trigo
  • 100g de castanha do pará triturada
  • 1 xícara (chá) de açúcar

Misture todos os ingredientes, menos a farinha. Depois, vá adicionando a farinha aos poucos. Misture com a mão mesmo (é até meio terapêutico). A idéia é sentir a textura da massa. Ela estará boa quando não estiver muito grudenta nem quebradiça (tá, eu sei que não é muito intuitivo. Mas a receita é assim.).

Estique com um rolo (a.k.a pau de macarrão) a massa e corte no formato que desejar. Se tiver, pode usar aquelas forminhas de formatos divertidos, ou, na opção pobre, um copo. Ou, pior ainda, para quem não tem paciência (nem capricho) MESMO, pode-se cortar em quadradinhos. Fica a seu critério (recomendo as forminhas, comi um em forma de pinheirinho que estava ótimo!).

O forno deve estar pré-aquecido (180º). Coloque então os biscoitos numa forma untada (em algum post sobre bolos eu já ensinei a untar formas). Deixe por mais ou menos 30 minutos. Não caia na tentação de deixar no forno até ficar moreninho como você gosta, porque o biscoito escurece mais um pouco mesmo depois que sai do forno, portanto, se você quiser controlar pela ‘morenice’, tire um pouco antes.

A Lucya prometeu fazer uma receita e tirar umas fotos para postar aqui. Eu vou cobrar. Assim que ela trouxer, eu posto. Ela também prometeu me ensinar como decorar as bolachinhas com alguma coisa colorida que ela faz. Vamos aguardar! Quem quiser cobrar, pode fazê-lo diretamente a ela, postando um comentário no Ceramicarte, onde ela posta os belos pratos e objetos de porcelana que ela mesma faz.

12 pensamentos sobre “Receitas para o Natal: Biscoito de Castanha da Lucya

    • Olha, imagino que não tenha problemas, mas não é o melhor. A batedeira tem o péssimo hábito de triturar alguns ingredientes maiores, o que pode ser ruim. Além disto, ficará difícil você sentir a textura da massa.

      E você estará perdendo o efeito terapêutico!

  1. Pingback: Casquinha de Siri « Cozinha de casa

  2. Marialice,

    perguntei à Lucya e ela disse que o ideal é você trocar por outras castanhas ou frutas secas. Ela acha que chocolate vai derreter e não vai ficar bom, exceto talvez por gotas de chocolate.

    Eu já acho que deve dar certo sim. Tente! Que mal vai fazer? Perder uma receita? Se der certo, poste aqui para nós, ok?

    Marlo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s