Kafta!

Este final de semana fui a Ubachuva (Ubatuba). Num dos vários churrascos resolvemos fazer uma kafta, tanto por ser muito simples e rápido como por ser delicioso.

Simples? Rápido? Delicioso? Tudo a ver com o Cozinha de Casa!

RECEITA DE KAFTA

  • 1/2 kg de patinho moído (é importante que seja patinho, não outra carne)
  • alho picadinho a gosto
  • sal

Só isto. Mesmo. Não é o máximo, sendo o mínimo? Bom, preparar é muito simples. Você vai precisar de uma churrasqueira, ou pelo menos uma daquelas pequenas grelhas elétricas de R$ 40,00. Misture bem a carne com os temperos. Faça com as mãos mesmo, como se fosse massa de pão. Com isto, a carne vai ficar bem fácil de moldar. Daí a importância do patinho, esta carne ‘dá liga’ mais fácil, é a ideal para fazer kafta e kibe.

Depois de temperar, com as mãos molde a carne em espetos ou espetinhos. A espessura é a gosto, eu costumo fazer com mais ou menos 3 cm de diâmetro. Alise bem para ficar uniforme. Depois é só colocar na grelha ou churrasqueira e aguardar o ponto. Quando a carne estiver cozida, estará pronto. Você pode preferir mais mal passado ou bem passado, a gosto. Nota: a ponta normalmente fica mais mal passada.

É ótimo! Eu acho que kafta é a versão árabe de hambúrguer. Na verdade, é um hambúrguer no espeto. E, convenhamos, se duas culturas separadas no mundo desenvolveram isoladamente o mesmo prato, ele tem que ser bom.

P.S.: tem uma outra versão de kafta, feita na assadeira, mas eu não vejo graça. Até por isso não procurei a receita. Se é isto que você está procurando, deixe um comentário que eu pergunto à minha família e posto depois.

15 pensamentos sobre “Kafta!

  1. Pingback: Pizza! Forno e brasa. | Cozinha de casa

  2. ola eu costumo colocar tudo isto,mas antes de tudo peco para o acougueiro moer a carne junto com uma cabreza e um pedaco de bacom/aprox.100grs para cad kilo de carne……..experimente,fica melhor ainda.

  3. Boa tarde,

    A diferença do hamburguer para kafta, e´que no hamburguer eu utilizo o patinho e contra filet, 60 % e 40% sendo o contra file 10% de gordura, eo mais interessante , não utilizo tempero algum, apenas na hora de grelhar, coloco sal e pimenta do reino, uma delicia, parece hamburguer destes bem famosos que cusatam o olho da cara.
    Abraços

  4. amiga , vou dar uma dica sensacional , misture uma clara e um pacote de creme de cebola e um poquinho de hortelão , fica divino e da uma liga perfeita …cuidado om o sal , pois o creme de cebola ja em , mais verifique o gosto ….todos vão adorar e não vai ter gosto de hamburguer e sim de kafta!!!

  5. Eu faço kafta temperando 1 kg de carne moída com um pacote de sopa de cebola… SÓ ISSO!!! fica otimo!!! so colovo um pouquinho de pimenta do reino para dar gosto….

  6. Olá, Rita.

    Hoje trouxeram aqui no meu serviço um patê preparado com chacliche. Um colega meu, cuja mãe é árabe, me disse que o chacliche é preparado com ricota ( em princípio de camelo, mas como é muito dificil de achar, pode ser usado de búfala, cabra ou, na pior das hipóteses, de vaca) zátar (grão de bico), berinjela, orégano e pimenta. Ainda não descobri as proporções. Se tiver interesse descubro e posto aqui.

  7. Rita,

    chancliche é delicioso, e realmente os frescos, comprados na 25 de março (recomendo a Confeitaria Pagé) são os melhores. Infelizmente, entretanto, não sei a receita. Sei que é feito com ricota, pimenta e acho que zátar (que é um condimento árabe), mas pode ter mais coisas.

    Se eu achar, posto aqui. Se vc achar, vc me fala p eu postar?

  8. Ola Simone,

    olha, pelo que você disse, a carne parece estar crua. O único prato árabe que conheço com carne crua é kibe cru. Se bem que ele é servido com cebola, azeite e hortelã.

    Vc tem como passar mais detalhes?

  9. ola
    tudo bem ?
    estou muito querendo saber a receita original de fazer o chancliche caseiro . esses que compramos fresquinho na vinte e cinco em são paulo sabe ! já imagino que saiba qual estou pensando…se vc souber e puder me enviar p email… vc não imagina o bem que está me fazendo! rs
    obrigada mesmo
    um abç
    rita

  10. boa tarde. um dia comi na casa d uns amigos Arabes
    2 coisas uma eu ja descobri que é o homus,a outra nao sei o que é só sei
    que era de uma carne, que via eles triturando num triturador.depois eles a temperavam e nós comiamos com pedacinhos de pao . se vc souber o que é …
    por favor pode me passar a receita dela .
    obrigado.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s