Bolo de Fubá

Pretendo em breve começar uma série ‘receitas básicas’, direcionada a aqueles que não sabem nem fazer arroz ou fritar um ovo. Eu sei como facilita ter um receita e vou solidarizar com os menos favorecidos culinariamente. Aguardem.

Enquanto isso não começa, vou postar outro bolo, desta vez um de fubá, cozido, que é o meu favorito (dos de fubá). Não é minha intenção, mas a proporção de receitas de bolo neste blog está superando a de outros pratos. Bom, tenho certeza que tem gente que não vai reclamar

RECEITA DE BOLO DE FUBÁ

  • 2 xícaras (chá) de fubá
  • 2 xícaras de leite
  • 2 xícaras de açúcar
  • 1 xícara de óleo
  • 1 pitada de sal
  • 4 gemas
  • 4 claras em neve
  • 1 colher de fermento em pó

Coloque o fubá, o leite, o açúcar, o óleo e o sal numa panela e mexa até formar uma polenta (um angu, uma pasta, um creme, ou a metáfora que você julgar mais adequada). Aí espere esfriar.

Bata então as claras em neve. Ah, isto vai requerer um post da série ‘básicos’. Enquanto isto, pergunte a sua mãe como faz, eu perguntarei à minha. Misture as claras suavemente na massa (creme, angu etc.) para não desfazer o aerado, ou seja, devem continuar ‘em neve’ enquanto você mistura. Depois misture as gemas e o fermento.

Coloque então tudo numa forma daquelas com furo no meio untada com margarina e fubá e ponha no forno pré-aquecido, por mais ou menos 40 minutos. Pronto!

Vale aqui a mesma dica que dei na receita de broa de fubá. Muita gente gosta e acrescenta erva doce neste bolo. Minha mãe não gosta e eu também não, por isso não ponho. Se você gosta (argh!) fique à vontade.

Um pensamento sobre “Bolo de Fubá

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s