Bolo de Cenoura

Um tempo atrás uma colega de trabalho levou este bolo durante uma reunião (cada reunião uma pessoa levava um) e todo mundo adorou. Para mim, em particular, este deu de 10 a 0 em todos os outros de confeitaria que o pessoal levava. Fantástico.

Trata-se do clássico bolo de cenoura com cobertura de chocolate, mas com certeza este é o melhor da categoria! Ou pelo menos o melhor que me lembro de ter experimentado. Muito macio e saboroso!

RECEITA DE BOLO DE CENOURA

  • 3/4 de xícara de óleo
  • 3 ovos
  • 3 cenouras médias (pegue 3 que não sejam as maiores nem as menores ou use seu próprio critério de cenoura média)
  • 2 xícaras de farinha de trigo (sem fermento)
  • 1 1/2 xícara de açúcar
  • 1 colher de sopa de fermento em pó, tipo Royal

Pique um pouco a cenoura e bata-a junto com o óleo e os ovos no liquidificador até, bem, até liquidificar. Vai ficar tudo uma grande pasta laranja. Aí misture numa tigela com o restante dos ingredientes, mexa bem e leve ao forno numa assadeira untada (com manteiga e farinha). É só assar.

Saber o momento em que um bolo já está assado é uma arte, e como uma arte é difícil de passar. Diz a lenda, inclusive, que se você abrir o forno antes do bolo estar assado ele murcha. Eu não confirmo nem desminto esta informação. Este bolo de cenoura foi o primeiro que fiz na minha vida adulta e ele deu bem certo. Para me basear, olhei sem abrir e tirei quando a borda do bolo parecia já estar com aquela cara de ligeiramente crocante. Se você descubrir um método e quiser dividir comigo e com os leitores do blog, fique à vontade para colocar um comentário.

Ah, claro, para este bolo é indispensável a cobertura de chocolate. A receita para ela está já no blog, na receita do bolo nega maluca.

4 pensamentos sobre “Bolo de Cenoura

  1. Maravilhosa esta receita!
    Desde minha infância eu a procurava…
    Já havia tentado ao menos outras 3 receitas diferentes de bolos de cenoura e nada de aproximava da lembrança q eu tinha…

    Qto ao ponto do bolo, depende também da fôrma que você utiliza e da temperatura que você usa…

    Costumo usar aquelas redondas que têm um cone no meio… Nela, à temperatura de 180ºC (média), DEPOIS de 45min é que abro o forno…
    Se abrir antes disso o bolo “sola”, como dizia minha avó… e fica parecendo um pudim😉

  2. Oi Andreia,

    não fica parecendo cru não. Também não é seco como bolo de fubá, fica… normal, eu acho. Tente esta receita, se não der certo, eu sugeriria a você dar uma olhada no seu forno e ver se ele não está com problemas. Talvez os bolos estejam ficando crus mesmo.

  3. ola,adoro bolo de cenoura;só quero saber o seguinte: sua receita fica aquele bolo molhado parece que esta cru? pois sempre que faço qualquer receita sempre fica assim queria uma receita que ficasse diferente, se a sua fica me responda por favor ou de repente aonde esta sempre meu erro!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s