Panqueca básica. Mas nem tanto.

A receita que eu aprendi de panqueca quando era menino não incluía soda limonada, mas minha mãe um tempo depois me disse que ‘esta fica bem melhor’ e que ‘a massa fica bem mais leve’ e talz, mas nunca me passou as proporções. Tudo bem que eu também não perguntei. Tradicionalista que sou, a primeira receita é a que vale. Devo ser a única pessoa que ainda cozinha a massa antes de fazer a lasanha, mas enfim.

Bom. Se preferir usar a receita mais antiga, é só retirar a soda. Eu vou experimentar com ela e depois eu mesmo comento.

RECEITA DE PANQUECA (ou CREPE)

Bater no liquidificador:

  • 2 ovos
  • 1/2 xícara de chá de soda limonada
  • 2 xícaras de leite
  • 4 colheres de óleo
  • sal
  • 2 xícaras de farinha de trigo

Para fritar, coloque uma quantidade mínima de óleo em uma frigideira plana e derrame um pouco da massa para formar um disco que cubra todo o fundo. Espere secar e vire. Esta é uma oportunidade de dar vazão àquele desejo que você tem desde a infância e tentar virar a panqueca sem usar uma espátula. Não vai dar certo a princípio, mas com um pouco de treino vai funcionar e vai ser bem divertido (pelo menos até a 20ª panqueca. Após a 20ª panqueca nada mais é divertido). Você vai ter que colocar mais óleo praticamente a cada panqueca, mas não tem jeito.

Faça os crepes e recheie a gosto: com frango desfiado, carne moida, queijo, etc. Também pode ser doce, recheada com chocolate, geléia, doce de leite. Fica ótimo!

Se for salgada, coloque o recheio e enrole (ou empilhe), faça um molho ralo com massa de tomate ou molho bechamel (molho branco), cubra os crepes recheados e levar ao forno pra gratinar. Fica ótimo também se colocar um pouco de queijo sobre os crepes antes de levar ao forno.

[Adicionado em 12/02/2009] P.S.: Quando vou aprender a ouvir minha mãe? Finalmente fiz a receita com a soda limonada (usei H2O, aquele refrigerante de limão). Ficou UMA DELÍCIA, bem mais leve mesmo. Nunca mais vou fazer sem H2O…

Um pensamento sobre “Panqueca básica. Mas nem tanto.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s