Caçarola Italiana

A Caçarola Italiana, para quem não sabe, é um tipo de pudim de queijo, muito doce e muito, muito gostoso. Deve ter 10.000 calorias, mas, acredite, vale a pena.

[Faço este esclarecimento porque, para mim, caçarola italiana deveria ser um cozido, sei lá, com abobrinhas e tal. Mas não é não.]

 CAÇAROLA ITALIANA

  • ½ kg de açúcar refinado
  • ½ litro de leite
  • 2 ovos
  • 7 colheres (sopa) rasa de farinha de trigo
  • 1 prato de queijo minas ralado

Bater tudo no liquidificador, e levar ao forno quente, em assadeira untada e polvilhada por mais ou menos 1 hora.

É melhor não comer quente. Se der para esperar.

13 pensamentos sobre “Caçarola Italiana

  1. Hummmm! A melhor que já comi foi numa pequena doceria que era só uma portinha, no bairro da Floresta, em Belo Horizonte. Perfeita, com aquela consistência mais firme que um pudim normal (por causa da farinha), mas ainda cremosa de desmanchar na boca, doce equilibrado e o leve toque salgado do queijo. Eu tinha que ir toda semana a um lugar lá perto e a parada depois para comer a caçarola italiana era obrigatória. Infelizmente, isso já faz mais de 30 anos e previsivelmente, a doceria não existe mais (olhei o local onde ela ficava no nível da rua do Google Maps e não há mais nem sinal dela).

    Obviamente, a caçarola italiana é uma receita adaptada – não sei que nome tem na Itália (tem toda a cara de ser um prato bem regional, de uma região específica da Itália), nem que queijo eles usam (certamente, não é queijo Minas). Talvez seja uma criação brasileira inspirada em algum prato verdadeiramente italiano, como é o caso do beirute (que não existe no Líbano) ou do pastel, a coisa mais multinacional que existe: criado por imigrantes japoneses no Brasil, com base em frituras de massa de origem chinesa.

  2. Pingback: Pizza! Forno e brasa. | Cozinha de casa

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s