Pão caseiro delicioso

Pão caseiro.

Minha mãe sabe fazer diversas receitas de pão. Esta é minha favorita. Ele fica leve, não dá muito trabalho, a receita rende bem, é delicioso e dura uns 3 dias depois de pronto. Vale muito a pena!

PÃO CASEIRO

Essa receita é feita em duas etapas. Primeiro se prepara o que vamos chamar de fermento, depois vem o pão propriamente dito.

Para o fermento:

  • 50 gr. de fermento biológico (você pode comprar na padaria, ou usar Fleishmann ou a marca de sua preferência. Eu prefiro o fermento fresco e não o seco. E não use Pó Royal aqui, ele para bolos, não para pães!)
  • 2 colheres de açúcar
  • 1 colher de sal

misture os ingredientes acima até o fermento se tornar líquido (isso vai acontecer, trust me), depois acrescente:

  • 1 copo de leite morno
  • um pouco de farinha de trigo (+ – 400 gr)

misture tudo com uma colher, cubra com um pano (sem deixar o pano tocar na massa) e deixe crescer até dobrar de volume. O tempo para isso acontecer dependerá basicamente do clima, se estiver quente é mais rápido. Veja abaixo:

Isso encerra a parte do fermento. Para a massa, acrescentar ao fermento:

  • 4 ovos inteiros
  • +1 copo de leite (também morno)
  • 350 g de margarina
  • farinha de trigo (conforme descrição abaixo)

comece a amassar e vá acrescentando aos poucos farinha de trigo até a massa ficar lisa (e parar de grudar na mão). Faça bolinhas para dividir a massa, mais ou menos no tamanho de um punho. Esse tamanho é uma sugestão, você pode adequar como quiser, quanto maior a bolinha, maior o pão. Coloque as bolinhas em uma mesa ou balcão, mas antes espalhe um pouco de farinha na superfîcie ou elas vão grudar.

Quando fizer a última bolinha, pode começar a abrir a primeira. Na hora de abrir, escolha um lugar em uma mesa ou balcão que tenha espaço e esteja enfarinhado também. Pegue então a primeira bolinha, amasse a com os dedos e então use o pau de macarrão para abrir. Simplesmente passe o pau de macarrão no sentido vertical, partindo do meio da massa, para cima e para baixo (assim que der coloco aqui um microvídeo).

Deixe crescer novamente já em assadeira pronta para assar. Eles vão dobrar de tamanho de novo. Assar em forno médio, pré-aquecido.

É maravilhoso, principalmente quente. Fica melhor se preparado em dias quentes, porque cresce melhor. Pode ser recheado. Neste caso, coloque o recheio na hora de enrolar e asse com ele. Fica bom com frango, presunto e queijo, goiabada, nutella, catupiry, mussarela… enfim, o que quiser.

Tente, vai dar certo! Depois diga nos comentários o que achou.

*Este post foi atualizado em agosto/2015. Se você viu antes e agora está diferente, não estranhe, é isso mesmo! Aliás, obrigado por voltar!

29 pensamentos sobre “Pão caseiro delicioso

  1. olha gostaria muito que vc mim enviace uma receita de pão de queijo feito somente com farinha de tirgo pois eu ñ consigo fazer este pão bjos e obrigada.

  2. olá, marlo, o fermento que perguntei a você de qual era a diferença entre os dois, é dos mesmos de fazer o pão, pois tem o chamado fermento de padaria que chamam de fermento (fresco) ele é uma barra, e o que chamam de seco é aquele que fica nas prateleira dos supermercados, então o que eu quero saber qual desses dois é melhor para fazer este pão. obrigado.

    • Oi Edima,

      para esta receita o melhor é o fermento fresco. Se o seco for o biológico (que é diferente do químico), pode ser usado em substituição, sim, mas talvez não tenha o mesmo resultado.

  3. olá, mário queria saber a diferença entre o fermento seco e o fresco e qual deles e melhor para fazer esta receita. Obrigado.

    • Fermento seco é o em pó, do tipo Pó Royal. Trata-se de um produto químico e é mais indicado para bolos. Fermento fresco é, na verdade, um tipo de levedura, algo vivo mesmo. É este que deve ser usado para fazer o pão.

  4. Meu ….excelente receita …parabens
    comentário : tempo de preparo do fermento +/- 2 hs , tempo de crescimento da massa final +/- 2 hs , tempo para assar 40 minutos com forno a 180 º

  5. Nossaaaaaaaaaaa, que delicia!!!!!
    No comeco nao dava nada pela receita, achei meio suspeito…
    Ainda mais vc flando da sua mae… ela faz assim… pensei comigo, sera que vai dar certo????? Porque das outras vezes q tentei fazer um pao com a receita da minha vo, foi um desastre!
    Mas essa me surpreendeu… Valeu
    Cris, Japao

    • Eu abro a massa com o rolo para que fique mais comprida que larga, depois enrolo. Não precisa ser muito fininho não, e não pode apertar muito. Será que ajuda?

  6. Fátima,

    vc acrescenta o leite morno e farinha de trigo ao fermento para fazer uma pequena porção de massa, que por sua vez servirá de fermento para o resto do pão.

    Entendeu?

  7. DESCULPE MAS NÃO ENTENDI. VC MANDA ACRESCENTAR AO ERMENTO O LEITE MORNO E A FAR. DE TRIGO ATÉ DOBRAR DE VOLUME. LOGO ABAIXO MANDA ARESCENTAR AO FERMENTO MAIS INGREDINTES. POR FAVOR PODE DE ESCLARECER.
    GRATA,
    FATIMA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alteração )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alteração )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alteração )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alteração )

Conectando a %s