Molho de Iogurte para Salada

Bom, ando numas de só comer salada após às 18:00 (se bem que hoje vou jantar numa churrascaria…), então relembrei um molho de salada muito gostoso e fácil de fazer, ótimo para quem gosta de variar. Tá, tudo bem que não é ultra-light porque vai azeite, mas para mim não dá para temperar salada sem a trindade sagrada: azeite, limão e sal.

Alguns leitores podem reclamar, mas esta é outra receita que não terá todas as quantidades exatas. Não dá para ser assim por dois motivos:

motivo número A: Fala sério, ninguém mede quanto põe de tempero em saladas: e eu não sou exceção, portanto não tenho como dar medidas precisas;

motivo número B: Fala sério, ninguém mede quanto põe de tempero em saladas: porque é algo muito particular, e depende do gosto de cada um. Portanto, vai pondo e experimentando! Só cuidado com o sal…

RECEITA DE MOLHO DE IOGURTE PARA SALADA

  • 2 limões médios
  • 2 dentes de alho
  • 2 copos de iogurte natural ou coalhada (eu prefiro coalhada)
  • azeite
  • sal
  • hortelã (opcional)

Fica bem melhor se você preparar primeiro o molho e depois colocar na salada. Pique os dentes de alho bem pequenininho. Resista a tentação de espremê-lo e, por favor, use alho fresco. Nada daquele alho pré picado que vem em potes. Junte ao iogurte, o azeite e os limões espremidos numa vasilha (pode ser a que você vai depois por a salada) e mexa bem até ficar homogêneo. Se gostar, pique algumas folhas de hortelã e coloque também.

Pronto, é só por na salada!

Deixe descansar um pouquinho antes de usar. O alho deixa o molho um pouco picante, eu acho maravilhoso, mas pode ser que alguém não goste. Bom, se bem que se não puser nem alho nem hortelã será somente um molho comum de salada com iogurte. Blé, que sem graça.

Esta receita dá uma boa quantidade. Eu gosto de muito molho na salada, por isso uso esta proporção para um alface americano. Sobra molho no fundo, que fica ótimo com arroz. Este molho é bom para acompanhar alface, tomate e repolho. Para pepino, é indispensável o hortelã.

27 comentários sobre “Molho de Iogurte para Salada

    • Oi Suzana! Vai ficar diferente, claro, mas acho que vai ficar bom. Experimente!

      Outra coisa, se não tiver o hortelã fresco, tente usar o seco. Não é igual, mas fica ok. Mais uma dica: você pode congelar o hortelã fresco por um tempão!

  1. Eu estava procurando sobre molhos na internet e nada achei, até q cliquei em seu site!
    adorei a receita de molho bem simples, natural!
    Parabéns pelo site Cozinha de casa.
    Amanda

  2. Olá! Acabei de experimentar e ficou óptimo. Adorei.
    E eu que não gosto muito de picante, ficou com aquele saborzinho do alho … fantástico! :D

    Muito obrigada!!

    Beijo.

  3. A receita do molho para salada de coalhada, é maravilhosa.
    Não se preocupe quanto ao azeite, pq ele faz muito bem para a saúde.
    Parabéns!
    Marina

  4. Olá…
    Se eu fizer esse essa proporção de molho pra uma salada, vai sobrar muito molho. Eu gostaria de saber qual é o tempo de duração desse molho, Quanto tempo posso mante-lo na geladeira em um pote e ir usando no dia a dia?

    Obrigado Renato

    • Renato, eu normalmente uso todo o molho para a salada, mas entendo seu comentário. Ele pode ser guardado por um ou dois dias na geladeira sem problemas.

  5. Adorei a receita do molho de yogurt, gosto de bastante alho, ficou ótimo, só não coloquei a hortelã pq eu não gosto.
    Faço dieta e ja não estava aguentando comer salada com vinagre e azeite.
    Beijos, obrigada
    Sandra

  6. Pingback: Homus! Vivas à Síria! « Cozinha de casa

Deixe uma resposta

