Pão Caseiro

Pão caseiro.

Pão caseiro.

 

 

Minha mãe sabe fazer diversas receitas de pão. Esta é minha favorita. Eu já aprendi, mas falta ainda dar uma boa polida na técnica. Enrolar é mais complicado do que parece, meus pães, depois de assados, parecem que foram estrangulados.

PÃO CASEIRO

Para o fermento:

  • 50 gr. de fermento (de padaria)
  • 2 colheres de açúcar
  • 1 colher de sal

misture os ingredientes acima até tornar líquido, depois acrescente:

  • 1 copo de leite morno
  • um pouco de farinha de trigo(+ – 400 gr)

deixe crescer até dobrar de volume.

Para a massa, acrescentar ao fermento:

  • 4 ovos inteiros
  • 1 copo de leite (também morno)
  • 350 gr. de margarina
  • farinha de trigo (conforme descrição abaixo)

comece a amassar e vai acrescentando aos poucos farinha de trigo até a massa ficar lisa (e parar de grudar na mão). Faça bolinhas para dividir a massa. Pode fazer os pães no formato que desejar, eu normalmente abro a massa com um rolo e enrolo como um rocambole, porque minha mãe faz assim. Deixe crescer novamente já em assadeira pronta para assar. Assar em forno pré-aquecido.

É maravilhoso, principalmente quente. Fica melhor se preparado em dias quentes, porque cresce melhor. Pode ser recheado. Neste caso, coloque o recheio na hora de enrolar e asse com ele. Fica bom com frango, presunto e queijo, goiabada, nutella, catupiry, mussarela… enfim, o que quiser.

29 thoughts on “Pão Caseiro

  1. olha gostaria muito que vc mim enviace uma receita de pão de queijo feito somente com farinha de tirgo pois eu ñ consigo fazer este pão bjos e obrigada.

  2. olá, marlo, o fermento que perguntei a você de qual era a diferença entre os dois, é dos mesmos de fazer o pão, pois tem o chamado fermento de padaria que chamam de fermento (fresco) ele é uma barra, e o que chamam de seco é aquele que fica nas prateleira dos supermercados, então o que eu quero saber qual desses dois é melhor para fazer este pão. obrigado.

    • Oi Edima,

      para esta receita o melhor é o fermento fresco. Se o seco for o biológico (que é diferente do químico), pode ser usado em substituição, sim, mas talvez não tenha o mesmo resultado.

  3. olá, mário queria saber a diferença entre o fermento seco e o fresco e qual deles e melhor para fazer esta receita. Obrigado.

    • Fermento seco é o em pó, do tipo Pó Royal. Trata-se de um produto químico e é mais indicado para bolos. Fermento fresco é, na verdade, um tipo de levedura, algo vivo mesmo. É este que deve ser usado para fazer o pão.

  4. Meu ….excelente receita …parabens
    comentário : tempo de preparo do fermento +/- 2 hs , tempo de crescimento da massa final +/- 2 hs , tempo para assar 40 minutos com forno a 180 º

  5. Nossaaaaaaaaaaa, que delicia!!!!!
    No comeco nao dava nada pela receita, achei meio suspeito…
    Ainda mais vc flando da sua mae… ela faz assim… pensei comigo, sera que vai dar certo????? Porque das outras vezes q tentei fazer um pao com a receita da minha vo, foi um desastre!
    Mas essa me surpreendeu… Valeu
    Cris, Japao

    • Eu abro a massa com o rolo para que fique mais comprida que larga, depois enrolo. Não precisa ser muito fininho não, e não pode apertar muito. Será que ajuda?

  6. Fátima,

    vc acrescenta o leite morno e farinha de trigo ao fermento para fazer uma pequena porção de massa, que por sua vez servirá de fermento para o resto do pão.

    Entendeu?

  7. DESCULPE MAS NÃO ENTENDI. VC MANDA ACRESCENTAR AO ERMENTO O LEITE MORNO E A FAR. DE TRIGO ATÉ DOBRAR DE VOLUME. LOGO ABAIXO MANDA ARESCENTAR AO FERMENTO MAIS INGREDINTES. POR FAVOR PODE DE ESCLARECER.
    GRATA,
    FATIMA

Deixe um comentário

